Como funciona a ciência dos dados para as empresas

Os dados se tornaram a base do crescimento dos negócios. A era atual de grandes dados requer empresas, pequenas e grandes, para aproveitar quantidades variáveis de dados brutos para decisões bem informadas. medida que o mundo se torna mais dependente de dados, a ciência dos dados se torna cada vez mais essencial. Isto é ainda mais verdadeiro à medida que as empresas se esforçam para ganhar terreno na indústria 4.0 e na economia do conhecimento de hoje.

Este artigo aprofunda como a ciência dos dados funciona para as empresas e os numerosos benefícios da ciência dos dados.

Ciência dos Dados Definida

img

Há uma infinidade de ângulos a partir dos quais a ciência dos dados pode ser conceitualizada. Para as empresas, a ciência de dados envolve extrair informações significativas e insights acionáveis dos dados brutos de uma empresa. O conceito de ciência de dados atravessa várias disciplinas. O trabalho de um cientista de dados envolve métodos científicos, ciência da computação e modelos estatísticos para tornar os dados fáceis de usar.

Algumas empresas podem optar por uma equipe de ciência de dados dependendo de seu tamanho e de suas necessidades de dados. Geralmente, as empresas só podem perceber o valor dos dados quando os dados são colocados para funcionar. E a ciência de dados é uma maneira eficaz pela qual as empresas podem ser produtivas com grandes quantidades de dados para alimentar o crescimento.

Trabalho da ciência de dados: Como funciona

Para muitas pessoas, como a ciência dos dados funciona ainda é um mistério. Bem, vamos quebrar as operações de um cientista de dados até estes cinco passos principais do ciclo de vida da ciência dos dados.

Os cientistas de dados devem primeiro capturar os dados. A captura de dados envolve a coleta e a entrada de dados de várias fontes díspares. O tipo de dados coletados afeta significativamente o tipo de resultados a serem esperados. A próxima etapa é manter os dados capturados através de esforços eficientes de armazenamento de dados. Muitas empresas investem enormes quantidades na construção de uma infra-estrutura de dados capaz de armazenar e assegurar os dados de captura para processamento posterior.

O processamento de dados, que é a próxima etapa, pode assumir várias formas, dependendo do resultado esperado. Geralmente, envolve todos os esforços necessários para que os dados armazenados fiquem prontos para análise. Aqui, os analistas de dados classificam os dados em grupos para facilitar a sua identificação.

O processamento de dados também inclui a compactação que retira os dados de todos os componentes que podem ser irrelevantes para a análise.

Após o processamento dos dados, a próxima etapa é onde acontecem todas as análises exploratórias e preditivas de dados. Esta é a etapa antes que os dados não estruturados possam ser considerados como um produto consumível para os usuários finais.

A comunicação dos dados encerra o ciclo de vida da ciência dos dados. Esta é a etapa em que os cientistas de dados se envolvem em técnicas de visualização de dados para garantir que os usuários tenham acesso livre de complicações. Muitas vezes, é somente nesta etapa que uma empresa pode aproveitar seus dados para uma tomada de decisão eficaz.

Este ciclo, em grande parte, resume como os dados funcionam, especialmente para as empresas. Entretanto, vale a pena notar que o ciclo de vida dos dados nunca termina realmente, assim como qualquer outro ciclo. A ciência dos dados é iterativa. Qualquer resultado na fase de comunicação pode ser retroalimentado no ciclo para recomeçar o processo.

Benefícios para as empresas

img

As empresas investem na ciência dos dados

por diversas razões. Alguns benefícios mais específicos da ciência dos dados para as empresas incluem:

  • Gerenciamento eficiente de dados: A ciência de dados oferece às empresas as ferramentas e métodos para o gerenciamento eficiente de dados. As empresas podem gerenciar eficientemente seus registros financeiros, multimídia, marketing e arquivos de texto.
  • Segurança de dados: Para as empresas, ter todos esses dados não relacionados em um só lugar é uma grande vantagem comercial. Mas como é tudo isso para a segurança dos dados? A ciência dos dados ajuda as empresas a construir protocolos que dificultam a penetração de sua arquitetura de dados. Com a análise preditiva, as empresas podem identificar brechas e antecipar hacks muito antes que o pior aconteça.
  • Tomada de decisão eficaz: A inteligência empresarial é uma característica crucial da ciência de dados. Ela ajuda os executivos e suas partes interessadas a modelar o futuro de uma empresa. Com uma imagem clara do que uma empresa se tornará, a empresa pode racionalizar os processos e operações de acordo.